top of page
"Pensações" e evidências: quanto do que vemos na internet é real?
Fonte: Hypeness
Você já pensou em fazer uma viagem para a Ásia? Ou melhor, pensou em ir para Ásia, conviver com as pessoas, conhecer lugares e fotografar tudo sem sair de casa? 
 
É... isso mesmo. Sem sair de casa. Foi isso que a Holandesa Zilla van fez. Ela simulou uma viagem de férias para Ásia, para mostrar como é possível manipular nossas vidas através de fotos nas redes sociais. 
 
Conheça essa história, ela vai fazer você refletir muito!

 

Falando em manipulação na web. Você já parou para pensar em como as fotos publicadas nas redes sociais podem ser alteradas e irem parar em lugares que você nem imagina? 
 
Pois é, se não pensou é bom refletir sobre isso. O vídeo ao lado pode te ajudar. A Secretaria Nacional da Criança e Adolescente do Paraguai fez uma campanha que visa sensibilizar crianças, jovens e adultos sobre os perigos das publicações na internet, principalmente as fotos. 
 
Veja o vídeo

 

O vídeo "Look Up" chama atenção para a vida real. E dialoga com o propósito da Na mira da lente, refletir a respeito da fronteira entre o real e o artificial. 
"Look Up" chama a atenção para a vida real e para o perigo do isolamento de uma geração que parece não saber viver sem Facebook, Instagram, Twitter e outras redes sociais. 
 
Apelando ao bom senso o vídeo leva o espectador a pensar sobre a obsessão com os smartphones, tablets e afins em prejuízo da interação com os outros. Por ironia, ele se tornou viral na web e conta com cerca de 20 milhões de visualizações.
 
 Vale muito a pena conferir! Assista. 
É fato que a tecnologia nos ajuda muito. Mas será que já não ultrapassamos os limetes da obsessão?
 
Além da compulsão por fotografar tudo e todos, nos tornamos dependentes do dispositivo, que está atrapalhando as relações humanas.
 
 
Para mostrar essa questão, o fotógrafo, apelidado de Babycakes Romero, capturou pessoas obcecadas pelos celulares em ambientes urbanos.
 
Confira! 

 

Fonte: Catraca Livre
Fonte: Hypeness
Basta olhar ao nosso redor que nos deparamos com pessoas fotografando a si mesmas. Essa é a febre do momento, os chamados "selfies". 
 
Diante disso a fotógrafa Luisa Dörr capturou na série intitulada “selfie” jovens, adultos e crianças no ato de se fotografarem enquanto caminhavam pela Avenida das Estrelas, espécie de “calçada da fama” de Tokyo, a Hollywood oriental.
 
“Eles são rápidos e nada discretos, suas poses atraem olhares curiosos dos passantes”, afirmou. Mas afinal, qual é o objetivo da selfie? Exibir-se ou registrar, de fato, um momento?
 
Confira!

 

 

 

 

Fonte: Catraca Livre
A designer holandesa Laura Cornet criou uma série de brinquedos para pais conectados. Os objetos experimentais fazem parte do seu projeto de graduação na Design Academy Eindhoven. Um deles é um móbile que tira fotos e as publica na internet quando há interação com a criança.
 
Sua intenção é provocar uma reflexão em pais que costumam publicar imagens de seus filhos ainda pequenos nas redes sociais.
 
Confira! 

 

 

 

 

 

 

O real e o artificial no mundo digital

© 2014 por Jaqueline Ribas Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page